5 geração

Na história dos consoles de videogame, a quinta geração compreende os consoles lançados entre os anos de 1993 e 2002, dentre os quais destacam-se o 3DO, o Atari Jaguar, o Sega Saturn e o grande sucesso de vendas: o Sony PlayStation, então em sua primeira versão. Essa quinta geração tinha aparelhos com processadores de 32-bit e até mesmo 64-bit, como foi o caso do Nintendo 64, e foi sucedida pela sexta geração, quando a gigante americana Microsoft resolve entrar no lucrativo mercado dos videogames com seu Xbox.

História

O considerado primeiro console de 64-bit foi o Atari Jaguar, lançado em 1993. Com pouco marketing e títulos decentes, foi um fracasso e a última tentativa da Atari em hardware. Outro console fracassado da quinta geração foi o 3DO, que apesar da publicidade e apoio de desenvolvedoras, teve vendas abatidas pelo preço alto.
A quinta geração marcou o advento dos jogos em 3D, como Super Mario 64, Tomb Raider e Final Fantasy VII, além de mais realismo e ação ao invés da fantasia e velocidade de jogos como Sonic e Mario.

Comparação

Nome 3DO Interactive Multiplayer Amiga CD-32 Atari Jaguar Sega Saturn PlayStation Nintendo 64
Imagem 3do pana.jpg.jpg Amigacd32.jpg Atarijaguar.jpg Saturnconsole.jpg PlayStationConsole.jpg Nintendo 64.jpg
preço no brasil 1400R$ (Lançamento) 600R$ (Lançamento) 1200R$ (Lançamento) 850R$ (Lançamento) 2400R$ (Lançamento) 700R$ (Lançamento)
Data de Lançamento Estados Unidos Canadá Setembro, 1993 Estados Unidos Canadá Reino Unido Setembro, 1993 Estados Unidos 18 de Novembro, 1993 Japão 22 de Novembro 1994
Estados Unidos 11 de Maio 1995
Canadá 27 de Abril de 1995
União Europeia 8 de Julho de 1995
Japão 3 de Dezembro de 1994
Estados Unidos 9 de Setembro de 1995
União Europeia 29 de Setembro de 1995
Japão 23 de Junho de 1996
Estados Unidos 29 de Setembro 1996
União Europeia 1 de Março de 1997
França 1 de Setembro de 1997
Data de Lançamento no Brasil 27 de janeiro de 1994 Nunca foi lançado oficialmente no Brasil Nunca foi lançado oficialmente no Brasil 2 de junho de 1995 Nunca foi lançado oficialmente no Brasil 10 de dezembro de 1997
Jogos Mais Vendidos Return Fire Simon the Sorcerer Alien vs. Predator Virtua Fighter 2 Gran Turismo,Mortal Kombat 4 Super Mario 64
Mídia CD-ROM CD-ROM, (Cassette, Floppy Disc, Hard Drive (Software), Data Card via add-ons) Cartucho, CD CD-ROM, cartucho CD-ROM cartucho, Magneto-Optical (Apenas no Japão)
Acessórios
  • Teclado
  • Floppy Drive
  • Mouse
  • MPEG Card

  • Atari Jaguar CD
  • Team Tap (para até 8 jogadores)
  • JagLink - rede de 2 consoles
  • CatBox - rede de 8 consoles, opções adicionais de saída de vídeo
  • Memory Track, apenas para Jaguar CD
  • Saturn digital gamepad
  • Controle analógico
  • Arma Laser
  • Multitap (para até 10 jogadores)
  • Sega NetLink - modem e teclado
  • Teclado
  • Mouse
  • Drive de disquetes
  • DirectLink
  • Cartões MPEG
  • Cartuchos de expansão de RAM
  • Multitap (para até 8 jogadores)
  • Fishing reel controllers (Bass Landing e Reel Fishing)
  • Dual Analog Controller
  • DualShock
  • GunCon
  • Jogcon
  • Konami Justifier
  • NeGcon
  • PocketStation
  • Flightstick
  • Dance pad
  • Memory Card
  • Controller Pak
  • Memory Expansion Pak
  • Rumble Pak
  • Memory Card
  • Fishing Reel
  • Transfer Pak
  • Nintendo 64DD (Apenas no Japão)
  • Microfone
Console Unidades vendidas Data
PlayStation 102,49 milhões[1] 31 de Março, 2007
Nintendo 64 32,93 milhões 31 de Março, 2007
Sega Saturn 8,82 milhões 31 de março, 2007
3DO 1,35 milhão 31 de março, 2007
Atari Jaguar 500 mil N/D
Apple Pippin 42 mil N/D

Portáteis

História

A quinta geração começou quando a Nintendo lançou o Game Boy Color e a SNK lançou seu Neo Geo Pocket que foi bem sucedido. A Nintendo dominou o mercado dos portáteis daí para frente.

Dados técnicos do Neo Geo Pocket

  • Processador Central: Toshiba TLCS900H de 16-bit a 6,144 MHz
  • Processador de som: Z-80 de 8-bit a 3,072 MHz
  • Memória RAM: 12K para o 900H e 4K para o Z-80
  • Ecrã: LCD 2.6"
  • Resolução: 160 x 152 pixeis.
  • Áudio: Som Stereo
  • Bateria: 20 horas usando 2 pilhas tipo AAA
  • Software incluindo: Relógio Mundial, Alarme, Calendário e Horóscopo

Dados técnicos do Game Boy Color

CPU: Z80 (manufacturado por Sharp) trabalhando a 8 MHz o 4 MHz, segundo o cartucho inserido. (LR35902, un Z80 modificado a 4.194304 MHz) Video: 10, 32, o 56 cores simultâneos no écran, disponíveis desde uma palheta de 32000 cores Sprites: 40 - 8x16, 8x8 (sprites de 4 cores, 1 sendo transparente) Tiles: 512 em tela fazendo uso dos 16 KB de VRAM Tela:LCD TFT (manufaturada por Sharp) com resolução máxima de 160x144 pixels com 56 cores. Outros modos con maior quantidade de cores são possíveis realizando certas optimizações (por exemplo, as 32000 cores na tela utilizando uma menor resolução). Som: 4 canais FM estéreo. A CPU LR35902 incorpora internamente 4 canais semi analógicos que podem ser mapeados na saída esquerda ou direita dos fones de ouvido (apesar de ser estéreo, o alto falande interno só proporciona som mono). Se pode chamar de PAPU ( Pseudo-Audio-Processing-Unit ) pseudo porque não é uma unidade separada, mas sem dúvida tem um circuito separado do processador. Cada um dos canais é diferente: É um canal de onda quadrada com envoltura de volume e intercâmbio de frequências. É um canal de onda quadrada com envoltura de volume. Canal de onda programavel com 32 samples programaveis de 4 bits, reproduzidos en sequencia. É um canal de ruido branco com envoltura de volume. Os canais 1-3 produz frequências de 64Hz-131072Hz, enquanto o canal 4 produz frequências de 2Hz-1048576Hz.
Controle: D-Pad de 8 direções, botoes A, B, select, e Start. Energia: 13 horas em média com 2 baterias AA ou por transformador AC-DC. Compatibilidade: Cartuchos de Game Boy, Super Game Boy, Game Boy Color. DMA: conta com dois novos modos DMA. A transferencia é constante, sem importar a velocidade do CPU. Os novos modos permiten transferir qualquer coisa desde a ROM ou a RAM até a VRAM a uma cota de 16 bytes por H-Blank. Isto é necessário devido aos requerimentos da paleta de cor, e prove uma animação mais rápida e fluida.(8 Kb) Comunicacões:porta série com uma taxa de transferencia de 512 Kbps ROM: 64 Kb

Dados técnicos do Game.com

  • Processador Central: Sharp sm8521 de 8-bit
  • Ecrã: LCD monocromático touch screen
  • Resolução: 192 x 160 pixels.
  • Áudio: Som Mono
  • Bateria: 4 pilhas tipo AA
  • Acesso a Internet: Opcional (Kit de acesso vendido em separado)
  • Software incluído: Calculadora, Calendário, Agenda Telefônica, Solitário e o jogo Lights Out.
Consoles unidades Datas
Game Boy Color 67.49 milhões Março, 2007
Neo Geo Pocket 32.93 milhões Março de 2005
Game.com 9.26 milhões Dezembro de 2004

Datas de lançamento

Game Boy Color

Japão 21 de outubro de 1998
Canadá Novembro de 1998
Estados Unidos Novembro de 1998
União Europeia 1999
Austrália 1999
Espanha 1999
Brasil 1 de outubro de 1999

Neo Geo Pocket

Japão 1998
Hong Kong1998

Game.com

Estados UnidosSetembro de 1997
No Brasil, embora não tenha sido lançado, era achado facilmente em lojas de importação.

Voc� pode se enteressar em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XAT