24/06/2011

20 Anos de Sonic

Sonic o mascote da SEGA, um clássico, um dos melhores jogos de plataforma da epoca.

Fique com a tragetória da SEGa:


A SEGA foi originalmente fundada em 1940 no Japão como Standard Games, por Martin Bromely, Irving Bromberg e James Humpert, para fornecer divertimentos pagos ao pessoal das bases militares japonesas. Bromely sugeriu a mudança para Tóquio em 1942, e a "Service Games do Japão" (SeGa) foi registrada em Maio de 1940.

 
Em 1954, o empresário americano David Rosen se estabeleceu no Japão com a companhia Rosen Enterprises, com a finalidade de exportar obras de arte. Quando a companhia importou cabines de fotografia instantânea, esbarrou num sucesso de vendas: as cabines se tornaram extremamente populares no Japão. Os negócios estavam crescendo, e a Rosen Enterprises se expandiu com a importação de jogos eletro-mecânicos.
A Rosen Enterprises e a SEGA se fundiram em 1965 para se tornar a SEGA Enterprises. Em um ano, a nova companhia lançou um jogo simulador de submarinos chamado "Periscópio" que alcançou sucesso estrondoso no mundo inteiro.

Sega Master System
Em 1969, a Gulf & Western Industries comprou a SEGA, e Rosen foi mantido como CEO. A Sega continuou a crescer e prosperar. Nos arcades, a Sega tornou-se conhecida pela criação de Frogger e Zaxxon, e foi necessária sua divisão entre SEGA da América e do Japão devido à imensa carga de trabalho. Em 1982, o lucro das duas divisões juntas foi de US$ 214.000.000,00.
Então aconteceu o crash dos video games de 1983. Perdendo dinheiro, a Gulf & Western vendeu a divisão americana da Sega para a Bally Manufacturing Corporation. A Sega do Japão foi comprada por 38 milhões de dólares por um grupo de investidores liderados por Rosen e Hayao Nakayama, um empresário japonês que havia sido dono de uma das empresas compradas por Rosen. Nakayama se tornou o novo CEO da SEGA, e Rosen assumiu a direção de sua subsidiária nos Estados Unidos. Em 1984, o conglomerado japonês CSK comprou a Sega, e a renomeou para Sega Enterprises Ltd., com sede no Japão, e dois anos depois, suas ações estavam sendo negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio.
Em 1986, a SEGA lançou o primeiro Alex Kidd. Ele foi o mascote da empresa até 1991, quando seria substituído por Sonic. O personagem (um ouriço extremamente veloz) é um dos maiores sucessos da empresa, tornando-se um clássico até nos dia atuais. Ainda em 1991, investindo no sucesso dos arcades, lançou Time Travelers, jogo inspirado em velho oeste com atores reais. As imagens eram reproduzidas por uma tela e refletidas por um espelho curvo sobre a área de jogo, criando a falsa impressão de holograma. A tecnologia era cara e a jogabilidade tinha problemas, e não houve mais investimentos nessa linha.
Em meados de 2004, a Sammy assumiu o controle majoritário da Sega sob um custo de 1.1 bilhão de dólares, criando a nova companhia denominada Sega Sammy Holdings, agora uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo.

Consoles

A SEGA se tornaria famosa por desenvolver um grande número de consoles:
  • Sega SG-1000 O primeiro console da Sega.
  • Sega SC-3000 Um computador baseado no SG-1000.
  • Sega Master System/Sega Mark III Um console, que concoria com o NES da Nintendo
  • Sega Master System II: Uma versão mais barata
  • Sega Master System III Compact: Uma versão menor
  • Sega Master System Super Compact: Uma versão muito pequena
  • Sega Master System III/Master System III Collection: Duas versões que continham 112 ou 131 jogos na memória, mas não tem entrada pra cartuchos; a primeira só foi lançada no Brasil e a segunda possui o mesmo tamanho que o Master System III Compact, mas as cores mudam
  • Sega Genesis/Sega Mega Drive O mais bem sucedido console da Sega, que concoria com o SNES da Nintendo
  • Sega Genesis 2: Uma versão mais barata
  • Sega Genesis 3: Uma versão mais barata
  • Sega Mega Drive 2: Uma versão mais barata
  • Sega Mega Drive 3: Uma versão mais barata, tendo duas versões; a que continha 81 jogos na memória, sem entrada para cartuchos e a que tem entrada pra cartuchos e sem jogos na memória
  • Super Mega Drive 3: Uma versão que vem com 10 ou 43 jogos na memória, sem entradas pra cartuchos
  • Blaze Sega Mega Drive: Com entrada pra cartuchos e com 15 jogos
  • Novo Mega Drive 3: Uma Mega Drive que tinha dois designs diferentes, mas fora isso, ambos possuiam 86 jogos na memória e ambos não tinham entrada pra cartuchos
  • Sega Game Gear Um video game portátil que possuía jogos exclusivos e um adaptador para jogos do Master System
  • Sega CD/Mega-CD Periférico de CD-ROM para o Mega Drive. O alto custo provocou baixas vendas no mundo inteiro
  • Sega 32X Upgrade para o Genesis, também de alto custo, foi ofuscado pelo lançamento dos consoles de 32-bits
  • Sega Neptune Híbrido do Mega Drive com o 32X, nunca passou dos protótipos
  • Sega Mega Jet Mega Drive portátil lançado para uso nas aeronaves da Japan Airlines e posteriormente vendido ao consumidor final
  • Sega Pico Um computador educacional
  • Sega Nomad Mega Drive portátil, lançado apenas nos Estados Unidos
  • Sega Saturn Console de 32 bits que fez muito sucesso no Japão, onde foi mais popular que o Mega Drive. No Resto do mundo não obteve o mesmo sucesso devido a dificuldade de se programar jogos.
  • Sega Dreamcast O ultimo console lançado pela Sega que foi descontinuado em março de 2001, video game de 6ª geração, vendendo até 10,6 milhões de unidades
Sega Mega Drive Handheld Um Mega Drive portátil, com 20 jogos na memória, mas não possuia entrada pra cartuchos


Isso aew galera, q pena q SEGA não concorreu nessa geração e tomara que concorra na oitava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude nosso blog, comente e ajude o CDE a crescer.

Voc� pode se enteressar em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XAT